EXAME DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA (EPLE)


O Exame de Proficiência em Língua Estrangeira (EPLE) é a forma de aferição de conhecimentos instrumentais em língua estrangeira para candidatos que desejem ingressar em cursos de pós-graduação stricto sensu da Universidade Federal de Sergipe e é regulamentada pela Resolução nº 27/2013 do Conselho do Ensino, da Pesquisa e da Extensão (CONEPE/UFS).

O EPLE é realizado nas dependências da Universidade Federal de Sergipe, Cidade Universitária José Aloísio de Campos, São Cristóvão, em data definida no calendário acadêmico da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (POSGRAP). Ele utiliza referenciais metodológicos da abordagem instrumental do ensino de línguas estrangeiras, condizentes com as necessidades dos Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal de Sergipe e abrangendo a proficiência nas línguas inglesa, francesa e espanhola.

Haverá uma Comissão formada por três professores efetivos do Departamento de Letras Estrangeiras (DLES) e por dois representantes indicados pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa que coordenará as atividades do EPLE

Pode se inscrever no EPLE o candidato munido da seguinte documentação: identidade, CPF, diploma de graduação ou atestado de conclusão do curso e comprovante de residência. A POSGRAP publicará no site da UFS o edital de chamada pública, o qual definirá as demais condições de inscrição, incluindo o local e horário de inscrição, valor da taxa de inscrição e os dados bancários para o seu depósito, as condições de isenção, bem como outras condições a serem definidas.

As provas versarão sobre temáticas relacionadas às grandes áreas de concentração dos programas de pós-graduação da UFS e será considerado aprovado o candidato que obtiver média igual ou superior a 7,0 (sete).

O candidato aprovado no EPLE terá direito a um certificado de aprovação em proficiência em compreensão leitora na língua estrangeira escolhida para fins de participação em programas de Pós-Graduação stricto sensu da Universidade Federal de Sergipe, com validade de 02 (dois) anos.

Notícias
Aprovado em reunião do Colegiado, em 25/01/2024
EDITAL PEQ/POSGRAP/UFS N° 01/2024
CREDENCIAMENTO DE NOVOS INTEGRANTES DO CORPO DOCENTE DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA