REQUISIÇÃO DE DIPLOMAS E OUTROS DOCUMENTOS

RETIRADA DO CERTIFICADO DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA (EPLE)

A retirada dos Certificados de Proficiência em Língua Estrangeira (EPLE) é efetuada no SEA- Setor de Atendimento ao Público da POSGRAP (1º andar da Reitoria da UFS) pelo aluno ou por procuração (confira abaixo o modelo de procuração).

 

REQUISIÇÃO DE DIPLOMAS DE MESTRADO E DOUTORADO

O aluno deve solicitar a confecção do diploma no Programa de Pós-Graduação, que abrirá um processo eletrônico de requisição do diploma após verificar se o aluno está quite com as exigências do regimento interno do programa. No ato da solicitação, o aluno deve entregar ao programa:

1) Formulário de requisição da COPGD devidamente preenchido e assinado (confira abaixo);

2) Certidão Negativa Para Emissão de Diploma;

3) Comprovante de “Nada consta da Biblioteca Central" (emitido gratuitamente pela BICEN);

4) Cópia legível da certidão de nascimento ou casamento do requerente;

5) Cópia legível do diploma de conclusão de graduação (frente e verso);

6) Cópia legível da carteira de identidade (frente e verso);

7) Cópia legível do CPF;

8) Cópia legível do Título de Eleitor (frente e verso);

9 ) Certidão de Quitação Eleitoral ou comprovante(s) da última votação ( 1º e 2º turno quando houver) – comprovante de justificativa eleitoral não é válida como quitação eleitoral;

10) Cópia legível de comprovante de quitação com Serviço Militar (para homens entre 19 e 45 anos, conforme artigos 208 e 210 do decreto nº 57.654/66) (frente e verso – parte que consta a assinatura do requerente);

11) Comprovante de solicitação de homologação de diploma.

As cópias não precisam estar autenticadas e a expedição da 1ª via do diploma é gratuita. O prazo para entrega é de 60 (sessenta) dias úteis. Os processos com pendência não terão o prazo regulamentar de 60 dias úteis cumpridos, sendo priorizados os processos que não possuem pendência. O recebimento será efetuado no SEA- Setor de Atendimento ao Público da POSGRAP (1º andar da Reitoria da UFS) pelo aluno ou por procuração com reconhecimento de firma em cartório (confira abaixo o modelo de procuração).

 

Para a confecção de 2ª via de diploma será cobrada uma taxa no valor de RS 50,00.

 

REQUISIÇÃO DE CERTIFICADO DE PÓS-DOUTORADO

Para requisição de CERTIFICADO DO ESTÁGIO PÓS-DOUTORAL REALIZADO NA UFS o requerente deve apresentar os seguintes documentos ao programa de pós-graduação ou ao supervisor-coordenador do grupo de pesquisa do CNPq:

  1. Formulário de requisição da COPGD devidamente preenchido e assinado;
  2. Cópia legível da certidão de nascimento ou casamento;
  3. Cópia legível do diploma de doutorado;
  4. Cópia legível da carteira de identidade;
  5. Cópia legível do CPF;
  6. Ata de reunião do Colegiado do programa de pós-graduação aprovando o relatório final de atividades ou, no caso de estar vinculado a um grupo de pesquisa do CNPq, apresentar ata de reunião do Departamento ao qual o grupo está vinculado, aprovando o relatório final de atividades.

O programa de pós-graduação ou ao grupo de pesquisa do CNPq deve providenciar a abertura do processo eletrônico com a documentação acima relacionada destinando-o à Divisão de Controle e Registro Acadêmico (DCRA). O prazo para entrega é de 60 (sessenta) dias úteis.

A entrega do certificado é efetuada apenas no Setor de Atendimento da POSGRAP (1º andar da Reitoria da UFS) pelo requerente ou por procuração (com reconhecimento de firma em cartório).

 Para a confecção de 2ª via do certificado, será cobrada uma taxa no valor de RS 50,00.

 

REQUISIÇÃO DE CERTIFICADOS DE ESPECIALIZAÇÃO

 

Os certificados devem ser solicitados após cumprimento de toda a tramitação legal estabelecida pela Resolução 25/2014/CONEPE, ou seja, após finalização do curso, aprovação do relatório final pelo colegiado e homologação do comitê de área correspondente, devendo o aluno preencher um formulário de requisição da COPGD (disponível abaixo) e abrir um processo eletrônico no Serviço Geral de Comunicação e Arquivo (SECOM/UFS, localizada no andar térreo da Reitoria) Divisão de Controle e Registro Acadêmico (DCRA). No processo devem constar:

 

  1.  Formulário de requisição da COPGD devidamente preenchido e assinado;
  2.  Comprovante de “Nada consta da Biblioteca Central" (emitido gratuitamente pela BICEN);
  3. Cópia legível da certidão de nascimento ou casamento do requerente;
  4.  Cópia legível do certificado de conclusão de graduação (frente e verso);
  5. Cópia legível da carteira de identidade (frente e verso);
  6.  Cópia legível simples do CPF;
  7. Cópia legível do Título de Eleitor (frente e verso);
  8. Certidão de Quitação Eleitoral ou comprovante(s) da última votação (1º e 2º turnos quando houver); comprovante de justificativa eleitoral não é válida como quitação eleitoral;
  9. Cópia legível de comprovante de quitação com Serviço Militar (para homens entre 19 e 45 anos, conforme artigos 208 e 210 do decreto nº 57.654/66) (frente e verso – parte que consta assinatura do requerente);

As cópias não precisam estar autenticadas e a expedição da 1ª via do diploma é gratuita. O prazo para entrega é de 60 (sessenta) dias úteis. O recebimento será efetuado no SEA- Setor de Atendimento da POSGRAP (1º andar da Reitoria da UFS) pelo aluno ou por procuração com reconhecimento de firma em cartório. (confira abaixo o modelo de procuração).

Pendências quanto à documentação serão notificadas através do SIPAC (https://www.sipac.ufs.br/sipac/) sendo de exclusiva responsabilidade do requerente resolvê-las. Os processos com pendência não terão o prazo regulamentar de 60 dias úteis cumpridos, sendo priorizados os processos que não possuem pendência.

Processos com pendências relativas aos históricos dos alunos serão encaminhados ao Departamento ao qual o Coordenador do Curso de Especialização está vinculado. O prazo para entrega do certificado será contado a partir da resolução da pendência.

Para a confecção de 2ª via de certificado será cobrada uma taxa no valor de RS 50,00.

 

APOSTILAMENTO DE DIPLOMA/CERTIFICADO

O requerente que tiver alterações de dados pessoais que constem em seus diplomas/certificados poderá solicitar apostilamento dos dados no documento original. Para isso, deverá dirigir-se ao SEA- Setor de Atendimento da POSGRAP (1º andar da Reitoria da UFS) com o diploma/certificado, realizar pagamento de taxa no valor de R$ 10,00 e preencher o formulário de requisição da COPGD (disponível abaixo). Deverão ser anexados ao formulário cópias dos documentos que comprovem a necessidade da atualização.

Nos casos de alteração de nome, será considerado o nome da época da titulação para expedição, sendo apostilados a esses o nome atual, quando se fizer necessário.

 

REQUISIÇÃO DE HISTÓRICOS, DECLARAÇÕES, EMENTAS E OUTROS DOCUMENTOS

O aluno deve preencher o formulário de requisição da COPGD (disponível abaixo) e entregar no SEA- Setor de Atendimento da POSGRAP (1º andar da Reitoria da UFS).

A expedição desses documentos é gratuita e o prazo para entrega é de 7 (sete) dias úteis. O recebimento será efetuado no SEA- Setor de Atendimento da POSGRAP (1º andar da Reitoria da UFS) pelo aluno ou por procuração com reconhecimento de firma em cartório (confira abaixo o modelo de procuração).

 

Modelo de procuração

Formulário para requerimento de apostilamento

Formulário para requerimento de documentos

Formulário para requerimento de certificado - Lato Sensu

Formulário para requerimento de certificado - Pós-doutorado

Formulário para requerimento de diploma - Stricto Sensu

Notícias