Qui, 01 de dezembro de 2022, 13:24

UFS vence Prêmio Capes-Elsevier 2022
Universidade foi premiada na categoria “Impacto da Colaboração Internacional”

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) comemora a conquista de premiação na sexta edição do Prêmio Capes-Elsevier 2022, na categoria “Impacto da Colaboração Internacional”. A solenidade organizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e pela editora Elsevier ocorreu na última terça-feira (29), no Auditório do Espaço Anísio Teixeira, em Brasília (DF). Na modalidade em que a UFS foi reconhecida, também foram premiadas a Universidade Federal do ABC (SP) e a Fundação Oswaldo Cruz (RJ). No total, o Prêmio consagrou 13 instituições brasileiras de ensino e pesquisa que se destacaram pela excelência de sua produção científica. A UFS foi a única Instituição da região Nordeste a ser selecionada.

Os vencedores foram definidos a partir de indicadores de produção científica obtidos por meio da ferramenta SciVal, da Elsevier, que oferece acesso aos resultados de pesquisas de mais de 20 mil instituições de 230 nações de todo o mundo. A metodologia englobou diferentes combinações de indicadores para cada categoria, no período de 2017 a 2021.1 e foi norteado pelo manual “Research Metrics Guide Book”.

Reitor da UFS, Valter Santana, acompanhou a solenidade organizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (foto: Telmo Ximenes)

Na análise do pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Lucindo Quintans, transitar entre as instituições mais importantes do Brasil reforça a qualidade dos programas de pós-graduação ofertados pela Instituição. “Esse prêmio fortalece a ideia de que os nossos programas permitem a formação de excelentes quadros para o nosso Estado e também geram Ciência de impacto internacional, o que demonstra o perfil empreendedor do trabalho que desenvolvemos em nossa Instituição”, avaliou.

Sobre a categoria Colaboração Internacional, em que a UFS foi premiada, Lucindo destacou que a universidade, por meio da Coordenação de Relações Internacionais (Core), desenvolve diversas ações voltadas para a internacionalização, gerando oportunidades para que os pesquisadores da UFS ampliem suas pesquisas com participação bilateral com outros países. “O grande impacto é no fortalecimento da nossa pós-graduação que tem se tornado cada vez mais internacionalizada e consequentemente melhorando os indicadores qualitativamente e quantitivamente da nossa produção científica”, avaliou.

Outras categorias

Além da categoria em que a Universidade foi premiada, houve as modalidades “Colaboração Universidade-Empresa”, “Crescimento da produção científica”, “Produção científica de maior impacto”, “Contribuição para pesquisa de Covid-19” e “Produção científica citada em políticas públicas”. Receberam destaque as seguintes instituições: Instituto Tecnológico de Aeronáutica (SP), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (RJ), Fundação Getúlio Vargas (SP), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (MS), Universidade Federal do Amazonas (AM), Universidade Federal de São João del-Rei (MG), Universidade Estadual de Campinas (SP), Universidade de São Paulo (SP), Universidade Federal de São Paulo (SP) e Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (RS).

Pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Lucindo Quintans, esteve presente na cerimônia de premiação

Outras premiações

O pró-reitor destacou que em 2022 a UFS, além do Prêmio Capes Elsevier, também foi destaque na área de pesquisa em outras premiações nacionais e internacionais. A Instituição ocupa primeira posição no Nordeste e terceira do Brasil no ranking da Times Higher Education e está entre as 25 universidades com melhor desempenho em ranking de desenvolvimento sustentável . A UFS também possui seis de seus cientistas na lista dos mais influentes do mundo, segundo a Universidade de Stanford (EUA).

Outro avanço é que este ano a Instituição passou a ter dois programas com conceito 6, oito com conceito 5, 32 com conceito 4 e 14 com conceito 3 na avaliação quadrienal da Capes, registrando um avanço de 42% de melhora nas notas dos programas de pós-graduação. “Todas estas conquistas mostram que a UFS tem caminhando bem no processo de consolidação de suas pesquisas e pós-graduação e continua sendo um ator muito importante no cenário nacional na produção de Ciência, Tecnologia e Inovação”, comentou o Pró-reitor.

Andréa Santiago – Ascom UFS

comunica@academico.ufs.br