Sex, 23 de setembro de 2022, 10:35

Seminário aborda os 25 anos da Política de Recursos Hídricos em Sergipe
Evento contou com palestra, lançamento de livro e mesa redonda

Aconteceu nesta sexta-feira, 23, na Universidade Federal de Sergipe, o VI Seminário Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos, com o tema 25 Anos da Política de Recursos Hídricos em Sergipe. O evento englobou a palestra Política Estadual de Recursos Hídricos, ministrada pelo superintendente especial de Recursos Hídricos e Meio Ambiente de Sergipe, Ailton Rocha; o lançamento do livro 25 Anos: A Política de Recursos Hídricos em Sergipe, dos organizadores Ailton Rocha, Antenor Netto e Ariovaldo Lucas, e a Mesa Redonda Águas de Sergipe.

Fotos: Schirlene Reis

A iniciativa foi aberta com a palestra Política Estadual de Recursos Hídricos, ministrada pelo superintendente especial de Recursos Hídricos e Meio Ambiente de Sergipe, Ailton Rocha. “A abordagem aqui é sobre os 25 anos da política estadual de recursos hídricos, completados em 25 de setembro, sobre a lei 3.870, que criou a política estadual dos recursos hídricos e o sistema de gerenciamento de recursos hídricos. Importante dizer que ao longo desses 25 anos tivemos a contribuição de vários parceiros, em especial da Universidade Federal de Sergipe, que se engajou nesse processo. Hoje vejo os frutos colhidos na implantação dessa política e também os desafios que temos para aperfeiçoá-la, para uma integração maior da sociedade nesse processo. Como se trata de uma política, sabemos que é um trabalho permanente e contínuo”, pontuou.

Ailton Rocha, superintendente especial de Recursos Hídricos e Meio Ambiente de Sergipe.

“A expectativa é muito positiva, porque há um amadurecimento não só em Sergipe, mas no Brasil, com relação a compreender as condições que foram colocadas na lei, porque nosso modelo é o modelo francês adequado à realidade do Brasil. No caso de Sergipe em especial temos que lidar com rios temporários, e isso muda totalmente a postura do órgão gestor diante da implantação dos instrumentos de gestão. Os principais desafios são trabalhar no fortalecimento do monitoramento, por conta das mudanças climáticas, intensificar a fiscalização, combater o desmatamento, a poluição e agora mais recentemente investir muito na parte de educação ambiental”, pontuou o superintendente.

Ariovaldo Lucas, um dos organizadores do livro lançado durante o evento.

Água

Para o professor Silvânio Costa, do Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos da UFS, o tema do evento é relevante para toda a sociedade. “É de fundamental importância hoje discutir o tema água, discutir sobre recursos hídricos, já que é um recurso escasso e que tem tido um destaque mundial devido à sua escassez e, claro, devido também à falta de conscientização da população sobre o uso da água”, ressaltou.

Após a palestra, foi lançado o livro 25 Anos: A Política de Recursos Hídricos em Sergipe, dos organizadores Ailton Rocha, Antenor Netto e Ariovaldo Lucas. Um dos organizadores, o professor Ariovaldo Lucas, que é professor do curso de Engenharia Agrícola da UFS, explicou que essa política foi instituída no estado em 25 de setembro de 1997. “Estamos comemorando 25 anos da política e reunimos no livro a experiência de Sergipe após a implantação dessa política de recursos hídricos. Esse livro então foi escrito aqui com a colaboração de professores e alunos da UFS, junto com técnicos do estado, da Secretaria Estadual de Recursos Hídricos e Meio Ambiente”, enfatizou.

Professor Marcos Eric, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos da UFS.

“O livro trata dos instrumentos da política, falamos sobre a fiscalização, o processo de outorga, o acesso a informações de recursos hídricos no estado, os projetos que o estado desenvolveu na área de gestão e a infraestrutura hídrica do estado”, complementou Ariovaldo.

Nota 4

Outro destaque do evento foi em relação ao aumento da nota do Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos, divulgado recentemente pela Capes, conforme comentou o professor Marcos Eric, coordenador do Programa. “Esse ano a gente recebeu na avaliação da Capes a nota atual do programa, que passou de 3 para 4, uma conquista depois de dez anos de criação do curso. Essa nota representa a possibilidade de criação de um doutorado e da consolidação do nosso curso. Isso ocorreu com o esforço de técnicos, professores e alunos, com as publicações, as atividades de ensino, de pesquisa e também de extensão, como o seminário de hoje”, ressaltou Marcos Eric.

Atualizado em: Sex, 23 de setembro de 2022, 10:41