Qui, 26 de maio de 2022, 15:46

TV UFS será inaugurada na próxima terça-feira, dia 31
O público pode prestigiar a solenidade no auditório da Reitoria, às 9h

A Universidade Federal de Sergipe inaugura na próxima terça-feira, 31, a TV UFS. A emissora em TV aberta, canal 2.1, é um sonho de quase 30 anos que se realiza no mês que a instituição completa 54 anos de fundação. A TV UFS será a nova afiliada da TV Brasil, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Para realizar a inauguração, a universidade promoverá uma solenidade na própria terça-feira, às 9h, no auditório Libório Firmo (auditório da Reitoria). O evento é aberto ao público e todos os interessados da comunidade interna e externa podem prestigiar o momento de forma presencial.

Materia tv ufs

“Ficamos muito felizes com o privilégio de concretizar esse sonho que começou a ser sonhado na gestão do reitor Luiz Hermínio, quando em 1993 criou o Ceav - Centro Editorial e Audiovisual, ganhando grande impulso com o reitor Angelo Antoniolli, que em 2019 iniciou o processo que culminou com a concessão do canal”, afirmou o reitor Valter Joviniano de Santana Filho, observando que a licença para funcionamento da TV UFS foi concedida pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) no dia 3 deste mês.

Em 2014, a Universidade criou a Produtora Audiovisual, que foi o embrião da nova emissora, produzindo e veiculando conteúdo institucional num canal da internet já identificado como TV UFS. A redação e o estúdio funcionam ainda de forma provisória no mesmo prédio da Rádio UFS, no Campus Universitário de São Cristóvão, mas o transmissor e a antena estão instalados no Parque da Cidade.

O reitor Valter Santana assinou uma parceria com a diretora-presidente da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap), Conceição Vieira, que concedeu o uso do terreno e da torre da TV Aperipê, no parque localizado no Morro do Urubu, para a construção do abrigo onde funciona o transmissor e a instalação da antena. Ambos os equipamentos foram cedidos pela EBC.

Laboratório

O antigo Ceav avançou para um Núcleo de Editoração e Audiovisual (Neav), que foi ampliado e se transformou na Diretoria de Editoração, Comunicação Institucional e Produção Audiovisual (Decav), à qual a TV UFS está subordinada. A Decav é dirigido pela professora Maíra Bittencourt, que vê a TV UFS como um veículo de comunicação importante para a UFS e como um grande laboratório para o ensino e a pesquisa.

“Além de trabalhar com a informação de qualidade, com um conteúdo diversificado para a sociedade como um todo, a TV UFS será um espaço privilegiado de aprendizagem para os estudantes, tanto dos cursos de Comunicação quanto de outros cursos. É um campo de estágio para os nossos alunos e de vivência para os nossos profissionais”, disse ela.

O jornalista Marcos Cardoso, que é diretor da Rádio UFS e também coordena a TV UFS, lembra que na sua fase experimental a TV UFS exibirá somente a programação nacional da TV Brasil. “A TV UFS já produz conteúdo de qualidade, a exemplo do UFS Ciência, veiculado no seu canal na internet, como também as matérias que são veiculadas pelo Univerciência, a rede de TV universitária do Nordeste. Mas estamos nos preparando para em breve iniciar a inserção da nossa programação diária na grade da TV Brasil. Queremos realizar o quanto antes o nosso telejornal diário”, adiantou.

TV UFS

tv@academico.ufs.br