Sex, 28 de janeiro de 2022, 16:43

UFS divulga programação para acolher os alunos no retorno às aulas
A proposta é prestar informações sobre o funcionamento da universidade e cuidados que o momento exige

Na próxima segunda-feira, 31, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) retomará as suas atividades discentes de forma híbrida. Sendo assim, foi preparada uma programação especial envolvendo duas semanas de acolhimento para novos alunos, com o objetivo de prestar informações importantes para a vida acadêmica, bem como sobre as adaptações necessárias para o momento.

+ UFS volta à Fase 2 do Plano de Retomada, mantendo-se o Ensino Híbrido Emergencial

Para o reitor da UFS, Valter Santana, essas ações integradas proporcionam um melhor acolhimento dos estudantes no retorno à Universidade. “O planejamento e a administração responsável são fundamentais para o retorno às atividades, ainda que de forma híbrida. Todos, de alguma forma, vão reaprender a conviver no espaço da universidade. Sabemos que docentes e servidores se esforçaram para oferecer remotamente os seus serviços. Agora é o momento de retomar gradualmente as atividades presenciais, com todos os cuidados que o período exige”, declara.

Como membro da gestão da UFS e presidente do Grupo de Trabalho responsável pelo acolhimento, o pró-reitor de Assuntos Estudantis da UFS, Marcelo Mendes, diz que o momento é muito significativo, por isso virá acompanhado de uma programação voltada ao acolhimento dos alunos.

“A UFS, ao aprovar o retorno das atividades da graduação de forma híbrida, precisou elaborar uma semana de acolhimento, fazendo isso de forma integrada, envolvendo as pró-reitoras acadêmica e estudantil, envolvendo também os centros e os campi, de forma a acolher de maneira apropriada os estudantes, levando obviamente em consideração as questões da biossegurança, a preocupação com o distanciamento, mas também preocupada em atender ao ponto de vista das questões psicológicas, das questões do luto, então temos uma programação bastante variada, com palestras, momentos de integração com algumas oficinas, mesmo virtuais”, destaca Mendes.

Formato

A programação do acolhimento foi dividida por campus, sendo reservada a semana de 31 de janeiro a 4 de fevereiro para o campus de São Cristóvão, e na semana seguinte será a vez dos campi de Laranjeiras e Itabaiana, onde também há início de novo período e recepção de novos alunos. Os campi do Sertão, em Nossa Senhora da Glória, e de Lagarto, não integrarão esta programação de acolhimento porque os seus calendários são de ciclos anuais. Portanto, terão programação para o início do próximo ciclo.

No campus de São Cristóvão, as cerimônias de acolhimento estão divididas por centros. Na segunda-feira, dia 31, ocorrerá a cerimônia de acolhimento do Centro de Ciências Sociais (CCSA), que iniciará às 19h, em programação totalmente virtual a ser transmitida pelo canal da TV UFS no YouTube. Já na terça-feira, dia 1º, será a cerimônia do Centro de Ciências Agrárias Aplicadas (CCAA), que iniciará às 9h de forma presencial (no Auditório da Reitoria) para um público da até 115 pessoas, que é a capacidade do espaço dentro de limite de 50%, conforme a fase 2 do Plano de Retomada. Essa cerimônia também será transmitida pelo canal da TV UFS no YouTube.

O CCAA também está com visitações ao Campus Rural programadas ao longo da semana. Já a cerimônia do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET) será na sexta-feira, dia 4, a partir das 15h de forma presencial (no Auditório da Reitoria) para um público da até 115 pessoas, que é a capacidade do espaço dentro de limite de 50%, conforme a fase 2 do Plano de Retomada. Essa cerimônia também será transmitida pelo canal da TV UFS no YouTube.

Integração

O pró-reitor afirma que diversos setores da universidade conseguiram se envolver no planejamento e execução das atividades. “Tem uma programação também com a Rádio UFS, para que as mensagens, as propostas de acolhimento, as músicas sejam voltadas a esse momento, isso para todos os alunos, não somente os calouros”, cita.

De acordo com ele, a proposta é que na primeira semana do acolhimento, de 31 de janeiro até 4 de fevereiro, as atividades sejam mais concentradas no Campus São Cristóvão. “Teremos falas da gestão dando as boas-vindas aos alunos, estão programadas também diversas lives com os centros acadêmicos. Já a segunda semana está mais voltada aos campi do interior. A programação foi discutida com todos os diretores dos centros para acolhermos bem todos os alunos. Agora desejamos sucesso aos alunos nessa nova fase, que todos tenham um bom início de semestre”, diz Marcelo Mendes.

Protocolos

Para ele, em todo o processo o grande desafio foi pensar em uma forma de acolher levando em consideração as circunstâncias do momento. “Tem o aumento das síndromes gripais, a realização de testagens, os protocolos de biossegurança, mas demos autonomia para que cada centro, dentro de sua estrutura, tivesse sua proposta de acolhimento. De forma geral, quanto à semana do acolhimento, fico muito feliz, são praticamente dois anos de pandemia. Não é só um desafio, mas também é um momento de felicidade, de a universidade poder aos poucos voltar à sua normalidade”, aponta.

“Fizemos a programação sem minimizar a importância das questões de segurança, do controle vacinal, a importância do que os órgãos de saúde preconizam em relação aos vírus. Essa volta fará bem para os nossos alunos, que estavam ansiosos diante de quase dois anos realizando as suas atividades a distância”, observa Mendes.

Confira a programação do acolhimento nos campi:

- São Cristóvão

- Laranjeiras

- Itabaiana

Conheça também o Protocolo de Biosegurança da UFS.

Ascom UFS

comunica@academico.ufs.br