Ter, 22 de junho de 2021, 14:00

Projeto estimula a convivência harmônica com o meio ambiente
Projeto Educação Ambiental em Ação envolve escolas das redes pública e privada de Nossa Senhora da Glória

Possibilitar a manutenção da biodiversidade e a convivência harmônica com o meio ambiente é um dos objetivos do Projeto Educação Ambiental em Ação, que vem sendo desenvolvido pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) em Nossa Senhora da Glória, no Campus do Sertão.

Sob a coordenação do professor José Jairo Cordeiro, do Núcleo de Graduação de Agronomia, o projeto está sendo executado remotamente, tendo como principais receptores as escolas das redes pública e privada e a população em geral do município de Nossa Senhora da Glória, distante 113km da capital Aracaju.

“O projeto educação ambiental em ação visa à formação de indivíduos para que tenham uma consciência crítica dos seus direitos e deveres como membros de uma cadeia de produção, introduzindo nestes uma preocupação relacionada às consequências da interação entre homem e meio ambiente”, resume o professor.

“Atualmente, em quase todas as esferas produtivas, busca-se atingir um nível de produção economicamente viável e ecologicamente sustentável, possibilitando a manutenção da biodiversidade e a convivência harmônica do homem com o meio ambiente”, reforça José Jairo.

Atividades remotas

De acordo com ele, o projeto está sendo desenvolvido por meio de atividades remotas, utilizando plataformas digitais para levar até o público-alvo situações que afetam negativamente a convivência com o meio ambiente, além de estratégias de como contornar esses problemas para tornar essa convivência mais harmônica.

“Esse estudo de educação ambiental será de extrema relevância para promover o crescimento e desenvolvimento de um agir que aporte uma visão sustentável do ambiente, já que esse projeto surgiu da necessidade de promover ações destinadas à conscientização dos jovens da região sobre a importância de preservar o meio ambiente e dar um destino correto ao ‘lixo’ produzido por cada um deles”, explica.

Estão inseridos no Projeto Educação Ambiental em Ação docentes da UFS - Campus do Sertão e discentes do Núcleo de Graduação de Agronomia. “Estes atuam buscando parcerias com as escolas públicas e privadas para a execução de atividades que estão ocorrendo de forma remota, devido à pandemia de covid-19. Trabalhamos, por exemplo, com a divulgação de vídeos educativos e a aplicação de questionário sobre identificação dos principais problemas ambientais observados pelos participantes”, cita o professor.

Visão crítica

Ele ressalta ainda que o objetivo do projeto é, principalmente, promover para jovens e adultos de Nossa Senhora da Glória uma visão crítica sobre a conservação ambiental, além de difundir técnicas de reaproveitamento de materiais e informações sobre os problemas ambientais observados pelos participantes nas zonas rural e urbana.

Outros membros da equipe responsável pela execução do projeto são os professores Fabiano Rocha e Lucas Sartor. O financiamento é interno, e ocorre por meio do edital n° 01 PIAEX/UFS de 19 de fevereiro de 2021, que trata da renovação de projetos de extensão em 2021. A previsão para finalizar esta atividade é o final de setembro deste ano.

Andreza Azevedo