Sex, 14 de maio de 2021, 18:13

Universidade Federal de Sergipe: 53 anos compartilhando conhecimento
Veja as atividades que marcaram a semana em comemoração ao aniversário
Identidade visual: Oficina Propaganda

No dia 15 de maio de 1968, a Universidade Federal de Sergipe deu início a uma jornada de transformação da sociedade sergipana, contribuindo para a formação de milhares de pessoas e também para o desenvolvimento da ciência. 53 anos depois, é possível comprovar todos os benefícios da instituição.Em 2021, a celebração do aniversário da UFS ocorreu entre os dias 11 e 14 de maio, em uma semana repleta de atividades especiais, que, mesmo a distância, contribuíram para a grandiosidade do momento.

Após a suspensão das atividades acadêmicas presenciais por conta da pandemia da covid-19, a programação de aniversário começou com uma homenagem aos profissionais de saúde do Hospital Universitário de Sergipe (HU-UFS) e do Hospital Universitário de Lagarto (HUL-UFS). O vídeo contou com parceria do Coro da UFS (Corufs) e os profissionais receberam flores dos gestores da universidade e dos hospitais universitários.

Coro da UFS em homenagem aos profissionais de saúde dos hospitais universitários. (foto: Reprodução)

Na quarta-feira, 12, houve live sobre o lançamento do livro Além dos Números, fruto do projeto Inumeráveis, vinculado à UFS como forma de projeto de extensão. A obra contém 35 histórias de vítimas da covid-19 como forma de criar um memorial e não deixar que essas pessoas virem apenas números. O livro digital está disponível no site da Editora UFS para download de forma gratuita.

Já para tratar da importância da Universidade Federal de Sergipe, diversas personalidades sergipanas que passaram pela instituição fizeram questão de enviar um vídeo em celebração. Eles ressaltam o papel da universidade pública em suas vidas e o compilado de depoimentos foi veiculado na quinta-feira, 13.

Live marcou último dia da programação oficial do aniversário da UFS. (foto: Reprodução)

O último dia da programação oficial pelo aniversário da UFS foi marcado por uma live com múltiplas atrações culturais, como o grupo Nosso Som (projeto de extensão), o cantor Nino Karvan, música e poesia com Ricardo Vieira e Rebeca Vieira, além da participação dos mestres de saberes e fazeres populares. O reitor da universidade, Valter Santana, e o vice, Rosalvo Ferreira,tiveram momento de fala, ressaltando mais este marco alcançado. A live também apresentou o videoclipe de 53 anos com música do cantor sergipano Pedro Luan e participação de servidores que marcaram na história da UFS.

Portal UFS

Durante a semana comemorativa, também houve a publicação de reportagens especiais no Portal UFS. Foram três reportagens especiais de quarta a sexta-feira, uma por dia.

Daniel é aluno da UFS participa de um programa assistencial ofertado pela universidade. (foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)

A primeira abordou os programas assistenciais da universidade e o apoio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proest). São mantidos cerca de 4.500 auxílios e bolsas e, até o segundo semestre letivo de 2020, que está em andamento, são 23.850 alunos matriculados em cursos de graduação presenciais.

A segunda trouxe um panorama geral da atuação da universidade durante o período de pandemia da covid-19, observando o tripé de ensino, pesquisa e extensão. O esforço, o trabalho e a dedicação diária para manter a UFS fortalecida, mesmo a distância, traduzidos no empenho das pró-reitorias de Graduação (Prograd), de Pós-Graduação e Pesquisa (Posgrap) e de Extensão (Proex).

Gildete Santos atua como assistente social na Diase  compartilhou sua vivência na UFS. (foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)
Gildete Santos atua como assistente social na Diase compartilhou sua vivência na UFS. (foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)

Por fim, uma matéria que conta com vários depoimentos sobre a relevância da UFS e o impacto positivo para essas pessoas. Vozes que ajudam a compreender o papel social da universidade de avançar para além dos seus muros físicos e contribuir para uma sociedade melhor.

Identidade visual

Neste ano, o desenvolvimento da identidade visual do aniversário da universidade foi elaborado pela Oficina Propaganda, empresa júnior do Departamento de Comunicação Social da UFS. A proposta tem três bases principais de inspiração: construção coletiva, produção em conjunto com a comunidade como forma de troca e proposta de ultrapassar os muros da universidade.

Ao longo da semana, as peças produzidas foram compartilhadas nas redes sociais e o selo oficial esteve presente no Portal UFS, outdoors, vídeos e peças gráficas.

Letícia Nery

Atualizado em: Sáb, 15 de maio de 2021, 11:02