Ter, 21 de maio de 2019, 11:23

HU conquista 11ª colocação em ranking da SBA
Classificação é normalmente usada como critério pelos estudantes para escolha da futura residência médica

A Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA) acaba de divulgar o ranking 2019 - ano calendário 2018 - dos seus Centros de Ensino e Treinamento (CETs). O anúncio foi feito na segunda-feira, 20, e o Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), obteve a 11ª colocação.

De acordo com o responsável pelo CET em Anestesiologia do HU-UFS, Marcos Albuquerque, existem 125 CETs, e, dentre os ranqueados, cinco hospitais que fazem parte da Rede Ebserh estão entre os 20 primeiros. “O Hospital Universitário da UNB ficou em 4º; o da UFPE em 7º; o HU-UFS em 11º; o HOL (Pará) em 17º e o da UFMG em 19º, ou seja, quando consideramos apenas os hospitais filiais da Ebserh, o HU de Sergipe obteve a terceira melhor classificação”, comemora o médico, que é ainda gerente de Atenção à Saúde do HU-UFS.

Responsável pela Residência em Anestesiologia do HU-UFS, Marcos Albuquerque informa que anualmente a Sociedade Brasileira de Anestesiologia faz essa classificação. “A colocação de cada hospital é normalmente usada como critério pelos futuros residentes para escolha do local onde irão se inscrever para cursar a residência médica. Em geral, eles escolhem os centros de ensino que estão melhor classificados pela SBA”, complementa.

Evolução

Para ele, a classificação do HU-UFS como 11º confirma a evolução da residência em Anestesiologia no hospital. “A nossa residência em Anestesiologia teve início em 2012, e desde a primeira classificação estamos evoluindo na avaliação da SBA, que utiliza critérios como aulas teóricas e atividades práticas executadas no ano anterior e notas dos residentes no primeiro, segundo e terceiro ano, em uma classificação do somatório de cada ano como média”, comenta.

Também são levados em consideração o número de palestras, conferências e participações dos instrutores em jornadas e congressos, publicações em periódicos e participações na Jornada Regional e no Congresso Brasileiro de Anestesiologia.

“É uma satisfação ter um indicador de que estamos no caminho certo, formando bem os profissionais, com qualidade e segurança para o atendimento à população”, complementa.

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

O Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde outubro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.

Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Andreza Azevedo

Unidade de Comunicação HU-UFS