Sex, 01 de março de 2019, 11:24

Diplomacia Civil seleciona jovens para fóruns da ONU sobre florestas e redução de risco de desastres
Programa oferece workshops online de capacitação antes dos eventos nos EUA e Suíça

Durante o mês de maio acontecem dois importantes fóruns da ONU, focados em meio ambiente, e o Diplomacia Civil, programa do Instituto Global Attitude, busca jovens estudantes para compor as delegações que participarão do UN Forum on Forests, promovido pelo Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da ONU (DESA), que acontece de 4 a 10 de maio, e do Global Platform for Disaster Risk Reduction, do Escritório da ONU para Redução do Risco de Desastres (UNISDR), realizado de 11 a 17 de maio.

Selecionados terão acesso a debates e palestras com líderes e organizações internacionais, além de contar com uma agenda de reuniões exclusiva, organizada pelo programa, e workshops online de capacitação com temas preparatórios para os eventos.

Sobre os fóruns
O UN Forum on Forests acontece em Nova York, EUA, e reúne representantes dos Estados membro da ONU, organizações internacionais e membros com Status Consultivo no ECOSOC para discutir estratégias de implementação dos ODS focados na preservação de florestas no mundo, por meio da cooperação financeira e tecnológica internacional.

Criado no ano 2000, o objetivo principal do evento é promover a gestão, conservação e desenvolvimento sustentável de todos os tipos de florestas, promovendo o diálogo para melhorar a cooperação e coordenação em questões florestais e fornecendo, ainda, um panorama florestal que abrange aspectos econômicos, sociais e ambientais.

Já o Global Platform for Disaster Risk Reduction é o principal fórum mundial voltado à discussão de medidas de prevenção e redução de risco de. O evento é bianual e nele são abordados temas como estratégias de resgate, recuperação e reconstrução ambiental, investimentos em redução de risco de desastres e mudanças climáticas, além de discutir soluções que atinjam os objetivos da Agenda 2030 voltados a este assunto.

Já em sua sexta sessão, o fórum deste ano acontece em Genebra, Suíça, e foca no tema “Dividendo de resiliência: rumo a sociedades sustentáveis e inclusivas”, debatendo sobre o gerenciamento de riscos e o investimento em seu desenvolvimento.

Como participar
Podem se candidatar estudantes, jovens profissionais e pesquisadores de 18 a 35 anos, independente da área de formação, até o dia 10 de março (domingo), às 23h59, preenchendo o formulário eletrônico e anexando currículo.

O critério de seleção leva em conta tanto o desempenho acadêmico do candidato como o interesse pela temática abordada nos eventos, além da proposta de artigo, desenvolvido durante a preparação para a viagem.

O programa é pago e inclui o credenciamento no evento, passagens aéreas de ida e volta, traslado aeroporto-hotel, acomodação em hotel, seguro saúde, assistência na emissão de visto, workshops de capacitação, supervisão e orientação para redação do artigo de pesquisa, cartão de visita personalizado, certificado de participação e acompanhamento de um coordenador do Diplomacia Civil.

Sobre o Diplomacia Civil
O programa tem a missão de engajar jovens brasileiros na agenda mundial através de capacitação e coordenação de delegações para conferências internacionais, permitindo que futuros líderes brasileiros tenham voz ativa no cenário externo. Desde 2011, o Instituto Global Attitude já coordenou a participação de mais de 300 jovens em programas internacionais.

UN Forum on Forests
Global Platform for Disaster Risk Reduction