Seg, 12 de novembro de 2018, 12:17

Conheça os premiados do Pibic e do Pibiti
Cerimônia ocorreu na última sexta-feira, 9
44884146775 d001949b8b k

A tradicional cerimônia de premiação dos programas institucionais de bolsas de iniciação científica (Pibic) e iniciação científica tecnológica (Pibiti) ocorreu na última sexta-feira, 9, pela manhã. Dentro da programação da V Semac, nesta edição o evento comemorou os 50 anos da UFS com a entrega de medalhas a quatro nomes que marcaram a história da pesquisa na instituição.

Veja todas as fotos do evento

“Hoje celebramos a finalização de três grandes eventos que iniciaram, inclusive, a Semac: o 28° Encontro de Iniciação Científica, o 10° Encontro de Pós-Graduação e o 10° Encontro de Iniciação Tecnológica. Foram apresentados, juntos, algo em torno de 2000 trabalhos. Isso mostra a pujança da pesquisa da Universidade Federal de Sergipe e a nossa capacidade de inovação. Premiamos pessoas que desenvolveram patentes dentro dessa instituição”, diz o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa Lucindo Quintans.

Confira abaixo o depoimento de alguns premiados (abaixo da matéria, confira a lista completa)


Juan e regina

“A gente se sente muito valorizado pelo trabalho que realizamos durante o ano todo. Ver que o nosso trabalho é reconhecido não só pela comunidade local, mas pela comunidade acadêmica em geral, é muito importante para a gente”. Juan Lopes, estudante.

“Acho muito gratificante para os alunos. Depois de um ano de trabalho, esforço e dedicação é bastante importante esses alunos terem o reconhecimento”. Regina Helena Marino, professora.


Werlisson e denise

“Estou muito feliz. Não imaginava, mas agradeço aos meus orientadores, Denise e Daniel. Minha área é Biotecnologia e pretendo seguir carreira”. Werlisson Santos, estudante.

“O projeto, nós fizemos em conjunto e foi bem apresentado na semana acadêmica. Graças a Deus deu tudo certo”. Denise Santos, professora.


Jamile

“É um reconhecimento como aluna e profissional, porque eu já estou me formando. Eu não sei o que dizer, estou me sentindo muito honrada com a premiação”. Jamile Mesquita, estudante de Engenharia Química.


Jos  carlos e professora

“É um reconhecimento do nosso trabalho, que foi desenvolvido durante um ano. É um tema novo, inclusive aqui na universidade é o primeiro Pibic relacionado a Direito e Literatura. Então estou imensamente grato”. José Carlos, estudante de Direito.

“É uma gratificação imensa. A pesquisa do José Carlos é sobre a influência da literatura na formação jurídica. É um trabalho que nos motiva muito, pois está vinculado com o grupo de estudos e pesquisa ‘Direito, arte e literatura’, que é pioneiro aqui no estado de Sergipe”, Miriam Coutinho, professora.


Katharine padilha e julian tejada

“É muito legal ter o nosso trabalho no grupo de pesquisa em comportamento social reconhecido depois de tanto tempo desenvolvendo e eu acho ótimo o incentivo que a gente tem para continuarmos a fazer um bom trabalho”. Katharine Padilha, estudante de Engenharia de Computação.

“Realmente tem sido maravilhoso poder contar com uma aluna da Computação interessada em sair da área dela e estudar a respeito de outras coisas, e muito mais nas ciências humanas que precisa de interdisciplinaridade”. Julian Tejada, professor.

Medalha dos 50 anos da UFS


Maria augusta

“Eu me sinto muito honrada. Primeiro, porque estou em vida recebendo isso tudo. Segundo, porque a maior parte da minha vida está dentro da UFS. Entrei como aluna em 1983, na primeira turma de mestrado, e, depois, em 1990, me tornei professora. Fui galgando. Fiz doutorado e permaneci aqui. Me aposentei muito cedo e não consegui deixar nenhuma atividade. Tem 15 anos que sou professora voluntária da UFS, porque para mim é honra, alegria e vida. Sintetizo nessas três coisas”. Maria Augusta Mundim Vargas, representante da primeira turma de mestrado em Geografia da UFS.


Tayanara menezes

“Quando eu recebi o convite para ser homenageada, passou um filme na cabeça. Quando entrei na universidade consegui, logo em seguida, uma bolsa Pibiti e comecei o engajamento na pesquisa, algo que até então era um sonho muito distante para mim. Foi a partir da bolsa que senti que esse era o meu caminho. Entrei no mestrado e depois no doutorado, comecei a ensinar na universidade particular e, para minha felicidade, antes mesmo de terminar o doutorado, passei num concurso público para a Universidade Federal do Vale do São Francisco. Tudo isso se deve, de fato, ao incentivo que eu recebi no início. Se não fosse o programa, talvez não tivesse trilhado esse caminho que hoje me faz me sentir realizada”. Tayanara Menezes Santos, representante do primeiro grupo de discentes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação da UFS (Pibiti).


31925879968 8527ba58aa o

“Achei muito importante o prêmio e a homenagem. Não esperava receber isso da universidade, então para mim foi uma grande surpresa. Também me mostra que estou na instituição certa e que eu quero trabalhar ainda mais para trazer reconhecimento para nossa universidade, não só agora, como também futuramente trazer muita inovação, pesquisa e desenvolvimento. Espero que possa orgulhar essa instituição de outras formas no futuro”. Isabela Maria Monteiro Vieira, vencedora do 15º premio Destaque Nacional na Iniciação Tecnológica na área de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias.


Luciene

"Nem eu mesma tinha ideia e lembrança de ter estado na primeira turma do Pibic. O fato de hoje ser orientadora desse mesmo programa e de ter sido lembrada me deixou muito feliz e honrada, uma vez que o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica influencia muito na melhoria da formação acadêmica, na fixação do aluno na instituição, além de ajudar o estudante a ser mais motivado e apegado à universidade. No meu caso, o fato de ter feito iniciação científica foi primordial para despertar o interesse na pós-graduação e na carreira acadêmica". Luciane Pimenta Cruz Romão, representante do primeiro grupo de discentes do Pibic da UFS.

Organização


Lucindo quintans

“É um momento muito especial para UFS e para a sociedade sergipana. Eu acredito que a universidade mostra cada vez mais o seu papel social e, essencialmente, no estado onde só tem uma universidade pública. É um compromisso muito grande manter a qualidade e essa pujança de luta por uma universidade pública, gratuita e de inconteste qualidade no Nordeste brasileiro”. Lucindo Quintans, pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa (Posgrap).

Mariana Pimentel (bolsista)

Luiz Amaro

comunica@ufs.br


Atualizado em: Seg, 12 de novembro de 2018, 16:02
Notícias UFS