Sex, 21 de abril de 2017, 10:39

Um dia pela saúde na UFS
Dia Mundial da Saúde

O Dia Mundial da Saúde, comemorado mundialmente no dia 07 de abril de cada ano, aniversário da fundação da Organização Mundial da Saúde - OMS, nesse ano a temática escolhida é Depressão. A Universidade Federal de Sergipe em alusão ao Dia Mundial da Saúde propõe uma mobilização no dia 25.04.17 com ações vinculadas a essa temática.

Segundo a OMS, a Depressão afeta em todos os lugares do mundo pessoas de todas as idades, sexo, profissões e classes sociais, podendo provocar extremo sofrimento mental, com consequências devastadoras nas relações sociais, família, amigos, e na habilidade para a realização de simples tarefas do dia a dia. O suicídio, uma das consequências mais graves da depressão, é considerado a principal causa de morte entre as pessoas de 15 a 29 anos e está relacionado a falta do auto cuidado.

A UFS com apoio das Secretarias de Saúde dos Municípios de Aracaju e São Cristovão e Vigilância Epidemiológica em Saúde será palco de várias ações voltadas para a comunidade interna: discentes, docentes e técnicos. Em vários espaços serão desenvolvidas atividades educativas e preventivas: painel, roda de conversa, palestras, aplicação de testes rápidos, vacinação, distribuição de preservativos e folders sobre auto cuidado,além de atuação dos agentes de endemias e da UFS ambiental na erradicação dos possíveis focos da Dengue e outras doenças.

Nosso empenho está focado na sua participação. Fique atento a programação, se organize e compartilhe essa proposta de saúde para todos.

Orientações importantes:

• Para participar das atividades (palestras, rodas de conversas, debates) e ações (testes rápidos, vacinação, práticas alternativas de saúde) não é necessário fazer inscrição. O acesso para alunos, docentes e técnicos será por livre demanda e disponibilidade.
  • São vários os espaços onde acontecerão as atividades, confira na programação.
  • A Secretaria Municipal de Saúde de São Cristovão informa:
  • O Setor de imunização do Município participará através da atualização do cartão de vacina com continuidade das doses a serem administradas de acordo com a meta e com a prática educativa aos discentes e docentes sobre as vacinas contempladas no Calendário Básico de Vacinação.
  • Em virtude da necessidade de proceder com avaliação de esquema vacinal, somente serão vacinados aqueles que estiverem munidos com o Cartão de Vacinação.

Todo aquele que possuir o cartão do SUS deverá levar o referido cartão no dia da vacinação.