Ter, 07 de outubro de 2014, 14:33

POSGRAP e Editora UFS lançam novo edital para livros eletrônicos
POSGRAP e Editora UFS lançam novo edital para livros eletrônicos

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (POSGRAP) e a Editora da UFS (EDUFS) tornam público o segundo edital conjunto para publicação de livros eletrônicos. Discentes e docentes de dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu estão convidados a apresentarem propostas de publicação de obras no formato digital (e-books), de acordo com as orientações apresentadas no edital.

Em consonância com as tendências contemporâneas da comunicação científica, o Programa de Publicações Digitais (PPD) da Pós-Graduação visa estimular a difusão do conhecimento através da publicação das dissertações, teses e livros produzidos na Pós-Graduação da UFS, de forma a construir um espaço complementar para o diálogo acadêmico e a difusão do conhecimento.

O PPD não prevê apoio financeiro para publicações tradicionais, no formato papel. No entanto, como serviço adicional, serão envidados esforços para permitir a compra de volumes em papel, produzidos por demanda e enviados ao endereço especificado pelo interessado. A edição dos livros adotará um formato digital, nos moldes Creative Commons (licença para uso não comercial, vedada a criação de obras derivadas – www.creativecommons.org.br) e será disponibilizada on-line nas páginas da EDUFS e do respectivo Programa de Pós-Graduação do proponente.

Cabe a cada curso de Pós-Graduação (Mestrado ou Doutorado) formar um Conselho Editorial que deverá indicar até duas obras originais – dentre as produzidas por seus docentes, discentes e egressos – a serem submetidas ao processo de seleção. As obras deverão ser inéditas e os originais podem ser de autoria individual ou coletiva. Em caso de coletâneas elas devem envolver necessariamente na maior parte dos seus capítulos alunos e/ou professores da UFS.

Os livros indicados pelos Conselhos de Programa serão submetidos a análise e decisão final da Comissão de Avaliação definida pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Editora da UFS. Para publicação em 2015 a comissão selecionará no máximo 31 obras, dentre as recebidas. Após a devida comunicação pública a todos os Programas, a relação definitiva será encaminhada à Editora, para que se inicie a produção editorial dos originais.

CRONOGRAMA
- Lançamento do Edital: 07/10/2014
- Data limite para indicação e submissão das obras pelos Programas de Pós-Graduação: Até 18/12/2014
- Análise das obras indicados pelos Programas de Pós-Graduação: Até 27/02/2015
- Divulgação dos resultados: Até 06/03/2015
- Publicação das obras selecionadas: Até 31/12/2015

EDITAL



Notícias UFS